A tarde do último domingo reservou um duro golpe para o futebol cearense. Com o fim da 38ª rodada do Brasileirão, Ceará e Fortaleza perderam seus jogos e foram rebaixados para a Segunda Divisão. O cenário deixa o estado sem representante na elite após oito temporadas seguidas.
A última edição da Série A sem clubes cearenses havia sido em 2017. Com a queda da dupla, apenas Bahia e Vitória vão representar o Nordeste na Primeira Divisão. Juventude e Sport, com a pior campanha de um time nordestino na divisão, também caíram.
Ceará e Fortaleza estão fora da Série A de 2026.
O Leão do Pici teve rebaixamento decretado após ser derrotado pelo Botafogo, de virada, no Nilton Santos. Além do tropeço, também viu a rodada pouco ajudar: o Internacional venceu o RB Bragantino no Beira Rio, enquanto o Vitória superou o São Paulo no Barradão.
Cenário, também, que prejudicou o Vozão. Assim com o rival tricolor, o Ceará entrou em campo contra o Palmeiras, na Arena Castelão, dependendo das próprias forças. E até saiu na frente, mas viu a equipe paulista conseguir virar e vencer por 3 x 1.
Ceará e Fortaleza: a presença de cearenses na Série A
2017: (sem representantes)
2018: CSC
2019: CSC e FEC
2020: CSC e FEC
2021: CSC e FEC
2022: CSC e FEC
2023: FEC
2024: FEC
2025: FEC e CSC
Do NE45













