Deu Leão. Em duelo com várias chances desperdiçadas, mas que contou com dois gols do volante Fabricio Dominguez, o Sport bateu a Ponte Preta por 3 x 1 na Arena de Pernambuco, neste sábado (27), e voltou a vencer como mandante na Série B – depois de tropeços consecutivos, contra o Novorizontino e América-MG, respectivamente.
O volante do Leão da Ilha anotou o primeiro gol do jogo, aos 24 minutos do primeiro tempo. A Ponte Preta, ainda na etapa inicial, empatou o duelo com o atacante Jeh, aos 47 minutos. Contudo, o uruguaio estava em uma noite iluminada e marcou o gol da vitória aos 38 minutos do segundo tempo. Titi Ortiz anotou o último do Leão, aos 50 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Sport chegou aos 28 pontos ganhos, em 16 partidas disputadas, e assumiu temporariamente a 4ª posição do torneio. O time paulista se mantém com 23 pontos e estacionou na 12ª colocação.
Próximos jogos das equipes na Série B
O Sport volta a campo na próxima sexta-feira (2), em duelo contra o Santos, às 21h30, na Vila Belmiro. A Ponte Preta, por sua vez, encara o Avaí no domingo (4), às 16h, no Moisés Lucarelli. Ambos os duelos serão válidos pela 19ª rodada da Série B – a última do primeiro turno.
Sport x Ponte Preta – Resumo da partida
O primeiro tempo foi de domínio do Sport. Com maior posse de bola e uma marcação ajustada, o time pernambucano emplacou chances de gols e não sofreu na defesa. A falta de precisão nas finalizações, porém, continuou sendo uma tônica.
A primeira boa chance do Leão aconteceu aos seis minutos. Após escanteio e bate-rebate na grande área, o zagueiro Alisson Cassiano ficou com o rebote e finalizou de costas. O chute rasteiro do defensor passou tirando tinta da trave.
Outra grande oportunidade foi desperdiçada por Lenny Lobato, aos nove minutos. O volante Felipe achou um belo lançamento para o ponta, que infiltrou em velocidade na defesa da equipe paulista. Cara a cara com o goleiro Pedro Rocha, finalizou para fora. Após a conclusão do lance, o bandeirinha marcou impedimento.
O Leão continuou chegando ao ataque adversário com volume, mas sem ser preciso nas finalizações. Até que aos 24 minutos, com Fabricio Dominguez, o Sport abriu o placar. Dentro da grande área, o volante aproveitou o rebote da defesa alvinegra e estufou a rede adversária com um chute potente.
Logo depois do gol, o Sport teve duas chances de ampliar o marcador, ambas com Barletta. Na primeira, aos 29 minutos, o ponta ligou o contra ataque, deixou o Rubro-negro em vantagem numérica e, na hora da assistência, dentro da área, errou o passe. Na segunda, aos 35, o jogador domina um lançamento, tenta por cobertura, mas erra na finalização.
Até então, as únicas chegadas da Ponte Preta a meta defendida por Caíque França foram através de bolas paradas, e sem tanto perigo. Até que nos acréscimos, aos 47 minutos, o Leão foi castigado, sofrendo o gol de empate.
O gol da Ponte surgiu após falta cobrada na área por Elvis, que encontrou o atacante Jeh. O artilheiro da equipe paulista subiu mais alto que o zagueiro Luciano Castán e cabeceou no canto direito da barra defendida por Caíque França.
O segundo tempo iniciou com uma chance de virada no placar. Elvis recebeu no meio, acionou o atacante Jeh, que dominou nas costas da defesa do Sport e finalizou de canhota. O chute, porém, foi defendido com segurança pelo arqueiro rubro-negro.
A resposta do Leão veio logo em seguida. Aos cinco minutos, Lenny Lobato recebeu na entrada da grande área e, de cabeça, passou para Zé Roberto. O atacante, no entanto, finalizou em cima do goleiro Pedro Rocha, que saiu abafando o chute.
A primeira metade do segundo tempo, inclusive, foi de um jogo mais equilibrado. A partida ficou “lá e cá”. Aos 15 minutos o Sport teve a chance de marcar o seu segundo gol, após um boa jogada de Zé Roberto do lado esquerdo do ataque, que passou para Lucas Lima furar a finalização.
Na sequência do lance, a Ponte Preta engatou um contra-ataque e quase virou o jogo. Próximo da área, Jeh ajeitou para a perna direita e finalizou no canto, exigindo uma boa defesa de Caíque França.
O duelo continuou equilibrado e com chances desperdiçadas pelas duas equipes até os 35 minutos. O Sport com maior posse de bola, tentando achar brechas na defesa adversária, enquanto que a Macaca apostava nos contra-ataques.
A chance mais clara da Ponte Preta na etapa final aconteceu aos 36 minutos. O defensor Alisson Cassiano foi recuar a bola para o goleiro Caíque França. O passe, no entanto, saiu fraco, e foi interceptado por Jeh, que foi parado por uma defesa milagrosa do arqueiro rubro-negro.
Quando o jogo parecia caminhar para um empate, o volante uruguaio do Sport, que estava em uma noite inspirada, marcou o seu segundo gol na partida. O atleta dominou do lado esquerdo da entrada da área e acertou um belo chute no canto. Leão na frente!
O jogo ainda contou com a expulsão do goleiro Pedro Rocha, da Ponte Preta, aos 48 minutos, por agressão ao zagueiro Alisson Cassiano, e um gol do meia Titi Ortiz, no último lance de jogo, colocando ponto final na partida.
Ficha do jogo
Sport (3)
Caíque França; Palácios (Fabinho), Luciano Castán, Alisson Cassiano e Dalbert; Felipe, Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Romarinho), Lenny Lobato (Titi Ortiz) e Zé Roberto (Gustavo Coutinho). Técnico: César Lucena.
Ponte Preta (1)
Pedro Rocha; João Gabriel, Mateus Silva, Sérgio Raphael e Igor Inocêncio; Dudu Vieira (Renato), Castro e Elvis; Everton Brito (Iago Dias), Matheus Régis (Dodô) e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
Gols: Fabricio Dominguez (24’/1ºT), (38’/2ºT) (SPT) e Titi Ortiz (50’/2ºT); Jeh (47’/1ºT) (PON).
Cartões amarelos: Alisson Cassiano (SPT)
Cartões vermelhos: Pedro Rocha (PON)
Do NE45. Foto: Paulo Paiva