A Série B do Campeonato Brasileiro terá uma mudança importante no regulamento a partir desta edição. Em reunião realizada nesta quinta-feira (5), na sede da CBF, os clubes participantes aprovaram uma alteração no formato de acesso à elite do futebol nacional.
Inspirado no modelo da Championship, a segunda divisão do futebol inglês, o novo regulamento passa a prever a disputa de playoffs para definir parte das vagas à Série A. Com isso, apenas os dois primeiros colocados da tabela ao fim da fase classificatória garantirão o acesso de forma direta.
As outras duas vagas serão decididas em confrontos eliminatórios entre os clubes que terminarem entre a 3ª e a 6ª colocação. Nos playoffs, o 3º colocado enfrentará o 6º, enquanto o 4º medirá forças contra o 5º. Os duelos terão jogos de ida e voltam, sem vantagem.
A mudança foi debatida entre os dirigentes ao longo das últimas semanas e acabou sendo oficializada na reunião desta quinta, com o entendimento de que o novo formato pode aumentar a competitividade da Série B e manter o interesse dos clubes e torcedores até as rodadas finais da competição.
Três propostas diferentes foram colocadas em debate entre os clubes. Ao fim das discussões, o modelo aprovado teve ampla maioria, com placar de 17 votos a 3 entre os 20 participantes da Série B. Os votos contrários partiram de Fortaleza, Náutico e Sport, que se posicionaram contra a proposta vencedora.
A CBF ainda deve divulgar, nos próximos dias, os detalhes sobre datas, critérios de mando de campo e formato das partidas dos playoffs. Além da novidade no regulamento, a competição não deverá parar durante a Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Do NE45.











