Futebol Nordestino: América-RN retoma pontos após decisão do Pleno do TJD-RN e vai ao mata-mata do Campeonato Potiguar

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

O América-RN foi vencedor no pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) e conseguiu, de volta, os 18 pontos perdidos no Campeonato Potiguar. O mesmo aconteceu com o Potyguar Seridoense, que também teve de volta seus 15 pontos retirados previamente. A decisão foi tomada por maioria, com 7 votos favoráveis ao recurso das equipes e só um voto contrário.

Com isso, a decisão do Pleno do TJD-RN também demanda a retomada do Campeonato Potiguar. A punição desclassificou a infração no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para o artigo 191, com aplicação de multa de R$ 15 mil ao América-RN e R$ 2 mil ao Potyguar Seridoense.

Ambas as equipes foram denunciadas por relacionar irregularmente, para partidas do Campeonato Potiguar deste ano, atletas acima de 20 anos que ainda tinham contrato amador. No caso do Mecão, foi o lateral-direito Elias, que só teve contrato profissional oficializado no fim de janeiro.

Na decisão do pleno do TJD-RN, os auditores prezaram por uma razoabilidade, tendo em vista que nenhum dos jogadores envolvidos sequer entraram em campo.

De um lado, o Dragão vai para o mata-mata do Estadual. O time de Currais Novos, por outro lado, acaba rebaixado de todo jeito, mesmo reavendo seus 15 pontos.

Tendo seus 18 pontos de volta, o América-RN vai para a 1ª colocação da 1ª fase do Estadual, com 17 pontos. O ABC fica em 2º com 15, o QFC em 3º com 14, o Potiguar em 4º também com 14 pontos, e Laguna e Santa Cruz de Natal, ambos com cinco pontos, ficam em 5º e 6º, respectivamente.
O resultado altera o mata-mata da competição, obviamente, e também rebaixa o Globo, que tinha ficado em 6º, com dois pontos. As quartas de final serão entre QFC x Santa Cruz de Natal, e Potiguar x Laguna.

O Mecão e o ABC garantiram vaga direta para a semifinal, com o Alvirrubro encarando o vencedor de Potiguar e Laguna, e o Alvinegro enfrentando o classificado de QFC e Santa Cruz de Natal

Veja a nota emitida pelo América-RN

O América Futebol Clube SAF se manifesta sobre a decisão proferida pelo Pleno do TJD-RN, na noite desta quinta-feira (19), que acolheu os fundamentos apresentados por nossa defesa e restabeleceu os pontos retirados em primeira instância, refletindo na tabela a campanha construída dentro de campo.

Desde o início, conduzimos o tema com responsabilidade, transparência e absoluto respeito às instâncias da Justiça Desportiva, defendendo a aplicação proporcional e técnica das normas. E seguiremos atuando com serenidade e segurança jurídica, confiantes na consistência do trabalho realizado.

Esse episódio reafirma o compromisso da nossa gestão com austeridade e dedicação permanente ao clube. O América permanece unido e totalmente focado na sequência da temporada. Direção, comissão técnica, atletas e torcida seguem alinhados, defendendo o clube dentro e fora de campo. Seguimos trabalhando.

Do NE45. Foto: América de Natal

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade