

Os 28 clubes classificadas para segunda fase da Série D deste ano, com exceção dos quatro que subiram para Série C, enviaram para CBF nesta sexta-feira (19), um abaixo assinado manifestando o apoio para que a ampliação para 96 instituições aconteça no próximo ano, como a entidade já vem estudando.
A medida atende a uma necessidade clara no futebol nacional que é ter mais equipes com calendário, o que representa mais profissionais ligados ao futebol, entre atletas e comissões técnicas, trabalhando com contrato e visibilidade no cenário futebolístico brasileiro.
Os clubes estão propondo que os 28 que conseguiram as classificações para a segunda fase da Série D deste ano, com execão de Santa Cruz, Barra, Inter de Limeira e Maranhão, assegurem o direito de participar da quarta divisão nacional em 2026.
A CBF, através do presidente Samir Xaud, vem estudando a melhor fórmula para ser divulgada oficialmente nos próximos dias.
“Nós vamos ter reformulação no Campeonato Brasileiro da Série D, na Copa Verde, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. A gente está fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para conseguir encaixar no calendário brasileiro como o mínimo de prudência”, revelou o presidente em recente entrevista.
O objetivo da ampliação da Série D é garantir mais tempo de calendário para os clubes, que, hoje, são potenciais participantes do torneio. Além disso, a situação pode dar maior visibilidade e sustentabilidade financeira para as equipes.