

O Sport se prepara para um reencontro histórico neste sábado (26), quando recebe o Santos, às 18h30, na Ilha do Retiro, pela Série A do Brasileiro. O duelo será marcado por um elemento especial: o retorno de Neymar ao Recife. A presença do craque em solo pernambucano tem agitado a torcida rubro-negra, tanto pelo fascínio quanto pela rivalidade.
O atacante enfrentou o Sport duas vezes em sua primeira passagem pelo Santos, e saiu vitorioso em ambas. O primeiro embate aconteceu no dia 12 de julho de 2009, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Com apenas 17 anos, Neymar foi um dos destaques da vitória santista por 1 x 0, ao dar uma assistência para Paulo Henrique Ganso marcar de cabeça, em um duelo marcado pelo equilíbrio, mas decidido a favor do Peixe.
No mesmo ano, no segundo turno da competição, o Leão da Ilha foi derrotado novamente, também por 1 x 0. E mais uma vez Neymar esteve envolvido no lance. O atacante santista passou a bola para Felipe Azevedo marcar.
Naquele ano, o Sport acabou rebaixado. Desde então, o atacante nunca mais enfrentou o Rubro-negro pernambucano, o que dá ao confronto do sábado (26) um clima de revanche.
Momento atual: expectativa, provocação e casa cheia
Agora, 15 anos depois do primeiro encontro, Neymar retorna à Ilha do Retiro em um momento bastante distinto. Depois de passagens por Barcelona, PSG e atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, o craque voltou a vestir a camisa do Santos. Embora esteja longe da forma física ideal, sua presença em campo é suficiente para lotar estádios e atrair os holofotes.
No Recife, o impacto foi imediato. Mais de 20 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada, restando poucos setores disponíveis. A expectativa é de casa cheia na Ilha, que pode receber seu maior público da temporada. Muitos torcedores vão ao estádio movidos pela chance de ver de perto um dos maiores nomes da história recente do futebol brasileiro.
Outros, no entanto, prometem recepção hostil ao craque: gritos, provocações e mascaras da sua ex-namorada, a atriz Bruna Marquezine. Nas redes, inclusive, essa movimentação ganhou destaque nacional. Confira abaixo:
Ligação com o Sport
Apesar das vitórias que conquistou sobre o Leão da Ilha dentro de campo, Neymar sempre demonstrou respeito e simpatia pelo Rubro-negro pernambucano. Em 2015, Neymar aproveitou sua passagem pelo Brasil para encontrar dois velhos conhecidos dos tempos de Santos: Durval e André, que na época defendiam o Sport.
Dois anos depois, em 2017, o craque voltou a se aproximar do universo rubro-negro. Durante um período de Data Fifa defendendo a Seleção, Neymar tirou uma foto ao lado de Diego Souza, então jogador do Sport e um dos destaques do futebol brasileiro naquele momento. O registro, divulgado pela Leão, gerou grande repercussão entre os torcedores.