
São Paulo e Sport se enfrentam na primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para o sábado (28), às 18h30, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbis, na capital paulista. Será o pontapé inicial na caminhada das duas equipes no Brasileirão.
Os dois times, que fizeram investimentos para 2025, vêm oscilando em questão de rendimento na temporada e se colocam à prova de fogo para se encontrar já no começo da competição nacional e largar bem
SÃO PAULO
O São Paulo finalizou sua última participação no Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados, garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Para a temporada de 2025, a equipe comandada por Luis Zubeldía traça metas ambiciosas e busca superar a campanha do ano passado. Com maior investimento e reforços pontuais, o Tricolor espera encontrar seu melhor futebol para brigar de igual para igual com os candidatos ao título.
Uma das principais apostas do clube para reforçar o setor de criação é o retorno do meia Oscar, visto como um reforço de peso para o meio-campo. A chegada do camisa 8 renovou a esperança da torcida em encerrar um longo jejum no Brasileirão, já que a última conquista do São Paulo na Série A aconteceu em 2008, sob o comando de Muricy Ramalho.
Para a estreia na competição, contra o Sport, Zubeldía terá um desfalque importante. O técnico não poderá contar com Lucas Moura, que se recupera de lesão. O camisa 7 ficará fora do confronto diante do Leão da Ilha e também deve desfalcar a equipe na estreia da Conmebol Libertadores, contra o Alianza Lima. Por outro lado, o São Paulo terá o retorno do zagueiro Ferraresi, que estava a serviço da seleção venezuelana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O defensor participou da reta final de preparação para o confronto deste sábado e será opção para a defesa tricolor no primeiro jogo da Série A.
“O que creio que é importante no Brasileirão é que todas as partes internas, jogadores, dirigentes e comissão estejam sincronizados e unidos, trabalhando a equipe. E que isso seja transmitido aos torcedores. Por que isso é tão importante? Porque o Brasileirão não te garante que você vai estar sempre ganhando. O Brasileirão é tão louco que você está sempre oscilando nos resultados”, disse o treinador tricolor, em entrevista ao UOL.
SPORT
Depois da derrota para o Altos na Copa do Nordeste, que gerou insatisfação na torcida rubro-negra, o Sport muda o foco e passa a tratar a estreia no Campeonato Brasileiro como prioridade. A competição é considerada o principal objetivo do clube em 2025. Apesar do rodízio de jogadores nas últimas partidas, a expectativa é que o técnico Pepa escale força máxima contra o São Paulo, visto como o adversário mais desafiador do ano até o momento.
Nos últimos três jogos, o Sport acumulou duas derrotas pelo Nordestão e uma vitória na ida da final do Campeonato Pernambucano. Os altos e baixos seguem marcando a equipe, mas um bom resultado na estreia da Série A pode ser fundamental para elevar a moral do elenco em um momento decisivo da temporada.
Jogando fora de casa neste sábado (29), o Rubro-Negro terá o desafio de quebrar uma marca negativa: nunca venceu o São Paulo no Morumbis em partidas válidas pelo Brasileirão. O último encontro entre as equipes ocorreu em 2023, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Sport venceu o Tricolor por 3 a 1 na capital paulista, levando a decisão para os pênaltis após perder o jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 2 a 0. Nas penalidades, porém, o São Paulo levou a melhor e avançou de fase.
Sobre o reencontro entre as equipes, o zagueiro João Silva projetou a estreia do Sport no Brasileirão e destacou a importância da partida para a equipe pernambucana.
“A gente sabe que é um time muito forte (São Paulo), de jogadores muito experientes e conhecidos não só no Brasil, mas lá fora nas grandes ligas. Vai ser uma partida muito difícil, fora de casa, e em um ambiente difícil. Temos que olhar para nós, obviamente, se preparar bem e anular as vantagens do São Paulo. É saber que temos qualidade no nosso elenco e jogar futebol, o mais importante é isso.”
FICHA DA PARTIDA
SÃO PAULO: Rafael; Cédric, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Luiz Gustavo e Alisson; Luciano, Lucas Ferreira e Matheus Alves; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.
SPORT: Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús; Rivera, Sérgio Oliveira e Lucas Lima; Barletta (Romarinho); Lenny Lobato (Carlos Alberto) e Gonçalo Paciência. Técnico: Pepa.
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Horário: 18h30
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
4º árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Texto: Esportes DP