O técnico Pepa, que conduziu o Sport ao acesso à Série A, tem seu futuro ligado ao clube pernambucano. Com um contrato que prevê renovação automática em caso de acesso, o treinador português tem, pelo menos em papel, sua permanência garantida para a próxima temporada. A informação ainda não foi confirmada pelo Leão.
Além do cumprimento da possível cláusula contratual, outros fatores pesam a favor da continuidade do português no comando do clube rubro-negro. A boa adaptação ao clube, a identificação com a torcida e as excelentes estatísticas conquistadas na Série B são alguns dos pontos que reforçam a possibilidade dele seguir no cargo.
Apesar do cenário positivo, a eleição para presidente do Sport, marcada para o dia 16 de dezembro, traz uma certa incerteza ao futuro de Pepa. Uma nova gestão pode optar por mudanças no departamento de futebol, o que poderia impactar a permanência do treinador.
“Vamos discutir, acima de tudo. Acho que, minha convicção e da comissão, independentemente de tudo nós temos que deixar a casa arrumada, deixar um relatório não só verbal, mas escrito naquilo que sentimos podemos melhorar, o que foi bem feito, ajudar o clube, dar um passo à frente da nossa visão e leitura, e aí cabe ao presidente analisar e tomar as decisões. estamos aqui pra falar e vamos discutir com certeza. É analisar tudo e sentir o dever cumprido de ajudar o clube a dar um passo em frente, sustentável, portanto é isso que podemos a analisar, cabeça fria”, afirmou Pepa.
Com um aproveitamento de 64,6% em 16 jogos, Pepa superou até mesmo o campeão Santos, que encerrou a competição com 59,5% de aproveitamento. Seu trabalho tem sido muito bem avaliado pela diretoria rubro-negra.
O treinador já demonstrou grande interesse em continuar no clube e já iniciou conversas com a diretoria para discutir o futuro. O treinador português se mostrou satisfeito com a estrutura do Sport, com a comissão técnica e com a torcida, e acredita que pode contribuir ainda mais para o crescimento do clube.
Após uma experiência rápida e não tão bem-sucedida no Cruzeiro, Pepa encontrou no Sport a oportunidade de mostrar seu trabalho e conquistar o acesso à Série A. O treinador português demonstrou grande capacidade de adaptação e conseguiu extrair o máximo de seus jogadores. Ele afirmou que quer deixar um legado.
“Em relação à vinda pra cá, acho que vou levar isso pra minha vida como lição de humildade, de crença, a minha família e a comissão técnica foram fáceis de convencer porque acreditam muito em mim, sou uma pessoa de convicção, quando acredito vou até o fim. Não é fácil, chamaram muita coisa, dar um passo atrás, que assim não vai voltar à Série A, é uma segunda divisão, me fiz de surdo, acreditei no projeto, nas pessoas, na direção, na comissão, e quando cheguei aqui, quando tive primeiro contato com estrutura, elenco, não tive dúvidas de que ia conseguir”, pontuou Pepa.
Do Esportes DP. Foto: Rafael Vieira