A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) convocou os clubes participantes da Série A1 do Estadual para uma reunião, na segunda-feira (11). Na pauta, uma mudança no formato do Campeonato Pernambucano de 2025.
A competição terá três times rebaixados para a Série A2, diferente do que havia sido decidido no Conselho Técnico, em outubro, de que seriam dois. Enquanto apenas uma equipe subirá para a A1 no próximo ano.
Portanto, em 2026, o Pernambucano contará com oito clubes na divisão principal. O objetivo da FPF é reduzir o número de participantes por conta do calendário para os estaduais.
Fórmula de disputa do Pernambucano 2025
As equipes se enfrentam em turno único. O 1º e o 2º colocado conquistam a vaga direta na semifinal. Enquanto isso, do 3º ao 6º, em cruzamento olímpico (3º x 6º e 4º x 5º), os times disputam as quartas de final em jogo único. Os três últimos colocados da 1ª fase serão rebaixados para a Série A2.
A semifinal e a final serão disputadas em partidas de ida e volta. O 1º colocado enfrenta o vencedor da disputa entre o 4º e 5º lugar, já o 2º pega quem ganhar do duelo entre o 3º e 6º.
Os vencedores das semifinais vão para a final, sem vantagem para o melhor colocado na disputa. Em caso de igualdade nas duas partidas, a decisão será nos pênaltis.
Quais times disputarão o Campeonato Pernambucano 2025?
As 10 equipes que disputarão o Campeonato Pernambucano 2025 são: Afogados, Central, Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Petrolina, Retrô, Santa Cruz e Sport.
Do NE45