A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou um documento, na última sexta-feira (22), para falar sobre uma possível reformulação no formato da Copa do Nordeste em 2026. A principal mudança é que os Estaduais de 2025 não darão vagas para o campeonato.
O documento foi enviado da CBF para os presidentes das federações de futebol do Nordeste. De acordo com a publicação, a ideia é que os times se classifiquem por outros requisitos. A Confederação não detalhou sobre os novos critérios que podem ser adotados.
“A habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025”, diz em um trecho do documento.
No regulamento atual, os nove campeões estudais garantem vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste. São assegurados ainda vagas para os melhores colocados no ranking nacional da CBF, que se dividem em Pré-Copa do Nordeste e a fase de grupos.
Os times que disputam a Copa do Nordeste em 2025
Fase de grupos
Altos
América-RN
Bahia
Ceará
Confiança
CRB
Fortaleza
Náutico
Sampaio Corrêa
Sousa
Sport
Vitória
Fase Pré-Copa
ABC
ASA
Barcelona de Ilhéus
Botafogo-PB
CSA
Ferroviário
Fluminense-PI
Juazeirense
Maracanã-CE
Maranhão
Moto Club
Retrô
Santa Cruz
Sergipe
Treze