Clubes do Nordeste querem alteração na fórmula de disputa da Série C para pontos corridos

PUBLICIDADE

Uma comissão com oito clubes do Nordeste foi criada para defender a mudança na fórmula de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O grupo é formado por ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Itabaiana, Náutico e Retrô.

A iniciativa partiu de Laércio Guerra, presidente do Retrô, que conquistou o acesso para a Terceira Divisão neste ano. O objetivo é de que a competição passe a ser de pontos corridos e com 38 rodadas, assim como as Séries A e B.
Junto ao presidente do Náutico, Bruno Becker, Laércio iniciou os contatos para formar a comissão. A ideia foi aceita e os dirigentes irão na CBF debater a mudança de formato.

O prazo, no entanto, é curto. Em novembro, a CBF divulgará o calendário das competições para a próxima temporada e já com as fórmulas definidas.

Série C teria 38 datas
O outro empecilho, além do tempo, é a parte financeira. A CBF banca os custos de logísticas das equipes para as 19 rodadas da primeira fase, as seis do quadrangular e dos dois jogos da final. Caso a mudança seja efetivada, a competição sairia de 27 para 38 datas.
Os clubes apresentarão alternativas financeiras para sugerir à CBF e os ganhos que a Série C pode ter. É com esta perspectiva que a comissão nordestina tentará emplacar a pauta para o novo formato.

Do NE45.

PUBLICIDADE