Retrô acaba com jejum de 11 anos sem acesso de times pernambucanos na Série D

PUBLICIDADE

O Retrô assegurou, neste domingo (1º), a classificação à Série C do Campeonato Brasileiro 2025 ao superar o Brasiliense na disputa de pênaltis. A conquista da Fênix representou o fim de um jejum de 11 temporadas sem acessos para times pernambucanos na Série D.

Desde 2013, quando o Salgueiro conquistou a vaga, Pernambuco não tinha representantes na semifinal da Quarta Divisão. Naquele ano, o Carcará venceu o Plácido de Castro, do Acre, nas quartas de final, e se despediu da competição na semifinal ao ser derrotado pelo Botafogo-PB.

No período seguinte, os times pernambucanos sequer conseguiram chegar próximo ao acesso e somou eliminações ainda na fase de oitavas de final. Assim, a Fênix, ao avançar às quartas, já havia quebrado outro jejum para o estado nesta temporada.

O acesso da Fênix rendeu, inclusive, uma conquista para um outro pernambucano: o Central. Quinto colocado no Campeonato Pernambucano, a Patativa herdou a vaga do Retrô na Série D 2025.

Retrô na Série D

Após uma campanha de vice-líder da sua chave na primeira fase, o time pernambucano deixou o América-RN, o Manauara e o Brasiliense pelo caminho no mata-mata da Quarta Divisão. Agora, a disputa é por uma vaga na grande decisão. O adversário da semifinal será o Itabaiana.

PUBLICIDADE