A final do Campeonato Paraibano 2024 vai ser inédita na história do estadual da Paraíba. Nessa quarta-feira, o Sousa passou pelo Treze após segurar um empate sem gols no jogo de volta da semifinal do estadual (no agregado o Sousa venceu por 2 a 1), e agora vai encarar o Botafogo-PB na decisão da taça. Essa final jamais aconteceu na história.
O Botafogo-PB é o maior campeão do futebol paraibano com 30 títulos estaduais, mas nunca enfrentou o Sousa numa decisão do Campeonato Paraibano, apesar de ter enfrentado diversos clubes em finais. A última vez que decidiu com o clube sertanejo foi em 2003, e o Belo levou a melhor sobre o Atlético-PB.
Já Sousa, que é bicampeão estadual (1994 e 2009) e foi vice três vezes. Em 1994, o Dinossauro foi campeão em um formato de fase final que não teve a grande final. Em 2009, o clube bateu o Treze. Já em 2012 foi vice-campeão, perdendo o título para o Campinense. O adversário foi o mesmo na decisão de 2021, quando a Raposa novamente venceu a taça em cima do Sousa. No ano passado, o Dinossauro perdeu título para o Treze nos pênaltis.
De modo que, do três maiores campeões da história do futebol paraibano, o Sousa só não disputou a taça diante do Botafogo-PB. A final do Campeonato Paraibano 2024 será nos dois próximos sábados. A ida será em Sousa, no Estádio Marizão, enquanto a volta, no Almeidão, em João Pessoa, já que a campanha do Belo foi melhor que a do Dinossauro. Do globoesporte