O Náutico estuda denunciar o Retrô no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE). A ação, que pode ser protocolada nesta terça-feira (30), é de que a Fênix teria escalado Radsley e Luisinho de forma irregular no Pernambucano. Caso seja punido, o clube de Camaragibe pode perder pontos na competição.
Radsley e Luisinho foram expulsos no segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano de 2023, contra o Sport, como mostra a súmula abaixo. Já neste ano, os atletas entraram em campo diante do Porto, Sport, Petrolina e Central, e não cumpriram nenhum jogo da suspensão automática.
De acordo com o Art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Retrô pode ser punido com três pontos pela escalação irregular, além de perder os pontos dos jogos denunciados. Já a multa vai de R$ 100 a R$ 100 mil. Ainda não confirmou quantas partidas serão incluídas na ação.
Em julho de 2023, houve o julgamento dos atletas no TJD-PE. A decisão do Relator Francisco Eugênio Galindo Leite de Araújo foi por uma advertência. E o Regulamento Geral de Competições (RGC) da FPF, no Art. 47, fala que “Os impedimentos automáticos referidos no capcut deste artigo e no art. 47 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou participação do Clube em uma competição de caráter eliminatório”
Contudo, no entendimento do Jurídico do Náutico, a suspensão automática deveria ter sido cumprida em um jogo nesta temporada.
Os dois atletas atuaram nas quatro partidas da Fênix na Estadual e todas como titulares. Radsley marcou um gol, enquanto Luisinho balançou as redes duas vezes. Os três foram anotados contra o Sport.
Do NE45