O Campeonato Pernambucano Série A1 começa nesta quarta-feira (10), às 19h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O Retrô, atual vice-campeão da competição, recebe o Porto.
O Retrô terminou as duas últimas temporadas do Campeonato Pernambucano como vice-campeão. O clube foi derrotado para o Náutico em 2022, e no ano passado para o Sport. Em 2024, a Fênix de Camaragibe já entrou em campo, na Eliminatória da Copa do Nordeste, e se classificou, ao eliminar o Confiança nos pênaltis, em Sergipe.
O jogo pelo Nordestão marcou a estreia do técnico Vinícius Bergantin no comando do Retrô. Aos 43 anos, ele treina pela primeira vez na carreira um clube de Pernambuco. Em seu elenco conta com atletas experientes e conhecidos no futebol nacional, como Jonas, Fernandinho, Luisinho, Jean, entre outros.
O Porto retornou a elite do futebol pernambucano em 2022. No ano passado, o Gavião do Agreste teve a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos. O clube conquistou a permanência na elite do estadual, terminando a primeira fase na 8ª colocação.
Na história, o Porto já foi vice-campeão pernambucano em dois anos (1997 e 1998).
Em 2024, o Porto inicia o estadual comandado por Luciano Ribeiro, de 58 anos. Ele tem passagens na base de clubes como Santa Cruz, América, Treze-PB, e no ano passado, esteve a frente do Sub-20 do próprio clube.
Antes do estadual, o time caruaruense fez quatro jogos-treinos: Venceu o Murici-AL por 3×1, foi derrotado contra o CSE por 2×1, e na sequência, dois empates sem gol nos duelos diante do Coruripe-AL e Sport