Começa nesta quarta (10) a 110ª edição do Campeonato Pernambucano. A abertura será entre Retrô e Porto, às 19h, na Arena de Pernambuco.
Confira os jogos da 1ª rodada:
Hoje 19h Retrô x Porto
Amanhã 20h Santa Cruz x Maguary
Sábado 16h Petrolina x Sport
Domingo 16h Náutico x Flamengo de Arcoverde
Domingo 18h Central x Afogados
Ao todo, são dez clubes, sendo 4 do Grande Recife (Náutico, Sport, Santa Cruz e Retrô), 3 do Agreste (Central e Porto de Caruaru, Maguary de Bonito) e 3 do Sertão (Flamengo de Arcoverde, Petrolina e Afogados, de Afogados da Ingazeira).
A FÓRMULA DE DISPUTA
Na primeira fase, as dez equipes se enfrentam em turno único.
Os dois melhores classificados vão direto para as semifinais, enquanto os times do terceiro ao sexto lugar se enfrentam em sistema de mata-mata na segunda fase (3º x 6º) para decidir os outros dois semifinalistas. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, uma das novidades da edição de 2024.
As finais continuam no formato de ida e volta.
Os dois piores na primeira fase serão rebaixados para Série A2 do Pernambucano.
COPA DO NORDESTE, COPA DO BRASIL E SÉRIE D 2025
Vagas para a Copa do Brasil 2025 – campeão e vice garantidos, além de uma terceira vaga para a equipe perdedora das semifinais de melhor campanha
Vagas para a Copa do Nordeste 2025 – uma vaga para o campeão. A outra vaga de Pernambuco na fase de grupos é via ranking. Sendo assim, o Sport já está garantido.
Série D – uma vaga para o campeão (se Sport ou Náutico for o campeão, será para o clube subsequente; se a final for Sport x Náutico, vaga vai para o melhor semifinalista) e outra para o melhor colocado da primeira fase, à exceção de Sport e Náutico, que já têm divisões nacionais garantidas.