Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, mais conhecido como Cruzeiro de Arapiraca ou simplesmente Cruzeiro Alagoano, é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Arapiraca (Alagoas). Foi fundado no dia 28 de maio de 2019. Seu principal título é a Segunda Divisão Alagoana 2021.
O clube foi filiado em 2021 e oficializou sua participação na Segunda Divisão do Campeonato Alagoano onde mandou seus jogos no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, que possuí capacidade para 15.000 espectadores.
O clube foi fundado em 2019 com o projeto de alcançar a elite e disputar as principais competições a nível nacional. A nova equipe disputou competições de base no ano seguinte, em 2021 o clube se reestruturou para disputar competições profissionais (2ª divisão do campeonato Alagoano). O clube tem o Urso como mascote.
O Cruzeiro de Arapiraca se tornou o sucessor do antigo Esporte Clube Cruzeiro.
A volta ao profissionalismo e os primeiros títulos
Em 2021 o clube garantiu a volta aos gramados com participação no Campeonato Alagoano de Futebol de 2021 – Segunda Divisão, onde sagrou-se campeão ao vencer o Zumbi na final por 2 a 0 no agregado. Com o título, garantiu a vaga para disputar o Campeonato Alagoano de 2022.
Em 2022, conquistou seu segundo título oficial: a Copa Alagoas, vencendo o Desportivo Aliança por 1 a 0 no Rei Pelé. Com o título, disputou a Série D de 2023, a Copa Alagoas de 2023 e o direito de jogar por uma vaga na Copa do Brasil contra o terceiro colocado do Alagoano.
O técnico Bruno Monteiro tem como time base: Jerfesson; Michel, Juan, Natan e Paulinho; Jackson, Batata e André Lessa; Victor Paraíba, Adílio e Ewerton Paraíba.
A estreia do Cruzeiro-AL no Campeonato Alagoano está prevista para o dia 20 de janeiro. A equipe começa o estadual fazendo o clássico do interior contra o ASA.
Elenco do Cruzeiro-AL:
Goleiros: Jerfesson, Evandro Gigante e Luiz Mach
Laterais: Júnior, Michel, Digão, Simão e Lalinho
Zagueiros: Vera Cruz, Juan Santos, Itallo e Davyson
Volantes: Jackson, Jair Amaral, Celestino, Batata, Flávio e Fernando
Meias: Aurélio e André Lessa
Atacantes: Victor Paraíba, Adílio, Jack Chan, Ewerton Potiguar Marcelinho e Ruan.
Foto: Ascom Cruzeiro/AL