Após uma sequência ruim nos últimos cinco jogos, onde fez apenas cinco pontos dos 15 possíveis, o Sport deixou a zona de acesso da Série B. O resultado que tirou o Leão do G-4 após 16 rodadas consecutivas foi a vitória do Criciúma por 1 a 0 diante do já rebaixado ABC, no estádio Heriberto Hülse.
Assim, o Sport encerrará uma rodada da Segundona fora do G-4 em 2023 apenas pela oitava vez. Após começar com jogos atrasados nas duas primeiras rodadas, o Leão ingressou na zona dos quatro melhores pela primeira vez na 7ª rodada.
Contudo, acabou deixando o grupo na rodada seguinte, retornando apenas no 10º ciclo e ficando até a 17ª. Por fim, entrou na 19ª rodada e ficou até esta terça-feira.
A campanha do Leão no 2º turno vem dando sinais de irregularidade e o raio-x disso se apresenta na tabela de classificação no recorte. Nos 16 disputados no returno até então, o Rubro-negro soma apenas 24 pontos, com seis vitórias, seis empates e quatro derrotas, inclusive na última rodada sofreu um revés diante do Mirassol, por 2 x 1.
Ainda neste contexto, os pernambucanos ainda viram subidas de desempenho de Atlético-GO e Juventude, líder e vice-líder do cenário, com 33 e 30 pontos conquistados, respectivamente.
Entretanto, o Sport ainda pode retornar ao G-4 dependendo apenas de suas próprias forças, uma vez que enfrenta o Atlético-GO, atual terceiro colocado, na próxima sexta-feira, às 21h30, na Ilha do Retiro. Assim, em caso de vitória no confronto direto, o Leão volta automaticamente à zona de acesso. Do NE45