A Federação Catarinense de Futebol (FCF) oficiou junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um projeto para a criação de um torneio entre Central-PE, Treze-PB, Criciúma-SC e Inter de Limeira-SP com o objetivo de definir um único campeão da Série B do Brasileirão de 1986. A informação foi confirmada pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti, em entrevista ao Programa Visão de Jogo.
Na entrevista, Rubens revelou que esteve na sede da CBF e conversou com Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade. Segundo o mandatário da FCF, o formato sugerido para o torneio conta com semifinal e final em partida única. No momento, a CBF analisa o projeto.
Em contato com a reportagem, Evandro Carvalho – presidente da Federação Pernambucana de Futebol, afirmou que não foi notificado pela CBF até o momento. Assim como o diretor de futebol do Central, Sivaldo Oliveira, que ainda classificou o pedido como “uma situação sem lógica”.
Vale lembrar que a CBF não reconhece nenhum dos quatro clubes como campeão da Série B de 1986. No entanto, os times já reivindicaram da entidade o reconhecimento do título, uma vez que lideraram os grupos do torneio – disputado por 36 equipes divididas em quatro grupos.
Formato da Série B de 1986
O torneio tinha como objetivo definir apenas as equipes que conquistariam o acesso para Série A do ano seguinte, sem disputa de fase final para definir o campeão.
O campeonato contou com 36 equipes no total, que foram dividas em quatro grupos. Central, Treze, Criciúma e Inter de Limeira lideraram seus grupos e subiram de divisão. Sem a definição oficial por parte da CBF, as quatro equipes se consideram campeãs.
Do NE45