Após mais de três meses de espera desde a eliminação precoce na primeira fase da Série D e a consequente saída de Evaristo Piza, finalmente o Santa Cruz volta a ter um treinador para comandar o seu time profissional. o Tricolor deu o primeiro passo no planejamento pensado para o ano de 2024, neste domingo, a diretoria do Santa Cruz acertou a contratação do técnico Itamar Schülle para a próxima temporada. Após ser apresentado oficialmente pelo Azuriz-PR, o Mais Querido acertou com a diretoria paranaense o pagamento da multa rescisória.
Aos 57 anos, o catarinense Itamar Schülle retorna ao Arruda com a responsabilidade de conduzir a equipe coral na Seletiva da Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano. Vale lembrar que o Santa Cruz não terá calendário nacional em 2024. Diante disso, o novo comandante terá que conseguir o feito de montar um elenco competitivo em menos de dois meses. O Mais Querido estreia na Pré-Copa do Nordeste no dia 07 de janeiro, diante do Altos-PI, em Teresina.
Em 2020, na sua primeira passagem no Tricolor do Arruda, Itamar Schülle somou 15 vitórias, nove empates e quatro derrotas – 66,66% de aproveitamento. Ao todo, o time marcou 33 gols e sofreu 16. Apesar dos números positivos, amargou o vice-campeonato, diante do Salgueiro, mesmo não conquistando o título, a equipe terminou a competição de forma invicta.
Durante sua trajetória no Santa Cruz, a equipe apresentou um bom desempenho em campo, marcada principalmente pela obediência tática. O que chamou atenção foi sua saída inesperada, o treinador deixou o clube após receber uma sondagem para trabalhar no Oeste, acabou que a situação não evoluiu e dias depois foi anunciado pelo Criciúma, que disputava também à Série C do Brasileiro.
Seu último trabalho foi neste ano no Concórdia/SC, o treinador não teve seu contrato renovado após a eliminação na primeira fase da Série D. Além da equipe catarinense, Itamar Schülle também treinou o Botafogo/PB, Paysandu/PA, Criciúma/SC, Vila Nova/GO, Cuiabá/MT, ABC/RN, entre outros clubes. Do Esportes DP