O Campeonato Pernambucano Betnacional Série A2 terminou neste último final de semana, no dia 11 de novembro. O Afogados se consagrou campeão da competição pela primeira vez e garantiu o acesso para elite do futebol estadual em 2024. Confira os números da competição.
Como campeão, o Afogados teve a melhor campanha da Série A2 e conquistou o título de forma invicta. Foram 10 vitórias e 1 empate em 11 partidas. Um aproveitamento de 93% de aproveitamento.
Em seguida, Vitória e Flamengo de Arcoverde terminaram a competição com 4 pontos a menos, com campanhas idênticas de 9 vitórias e 2 derrotas. Os clubes tiveram o segundo melhor aproveitamento do campeonato, com 81%.
O melhor ataque da Série A2 pertenceu ao Vitória, com 36 gols marcados. Na sequência, o Vera Cruz anotou 31, já o Afogados marcou 28 e o Flamengo 27, completando os times que mais balançaram as redes durante o campeonato.
As defesas menos vazadas foram do Afogados (4 gols sofridos) e do Flamengo de Arcoverde (8).
O Flamengo de Arcoverde foi o melhor mandante de toda competição, com 100% de aproveitamento, com vitória em todos seus jogos em casa. Já o Afogados foi o melhor visitante, também vencendo todas longe do Vianão.
Os clubes que mais empataram durante a Série A2 foram Atlético-PE e Íbis, com três confrontos igualados cada.
Nos cartões amarelos, o Afogados foi o time menos punido com 20, e depois o 1º de Maio com 21 e o Íbis com 26.
O Centro Limoeirense terminou a Série A2 Betnacional sem receber nenhum cartão vermelho.
O placar de 2×1 foi o mais comum de todo campeonato. Ele se repetiu 12 vezes dos 66 jogos da edição 2023.
Vale lembrar, que o Afogados é o time que conquistou o acesso para elite do futebol pernambucano, enquanto Centro, 1º de Maio e Ferroviário foram rebaixados para Série A3 de 2024. Foto: Rafael Vieira