Página inicial
 
Mural de recados
26.06 | Paulo Junior
GAIA NELES. FUTEBOL É COISA SÉRIA, NÃO É BRINQUEDO NÃO. FICAM BRINCANDO COM O FU ...
26.06 | ALCINDO PM
GENTE...GENTE...GENTE...TEM QUE FECHAR AS PORTAS...NO PARANÁ A JUNÇÃO DE DUAS EQ ...
26.06 | alessandro viana
Triste a derrota. Mas é do jogo. Lógico q ninguem goata de perder. o jogo foi mu ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
02/02/2016
14h58 | esportes - PE 2016
PE 2016 - Sport defenderá tabu de quase 43 anos contra o América no Estadual
Nos primórdios do futebol pernambucano, Sport e América dividiam a hegemonia do Estadual. Tanto que, nas 14 primeiras edições do torneio (1915 a 1928), os dois clubes praticamente se revezavam no número de títulos, com os rubro-negros faturando sete taças e os esmeraldinos outras cinco. Por isso, o jogo ganhou o apelido de “clássico dos campeões”. Flamengo, em 1915, e Torre, em 1926, foram os únicos a quebrar essa sequência. Porém, essa rivalidade ficou restrita aos livros e ao passado. Amanhã, em patamares completamente distintos, os dois clubes terão um novo encontro, na Ilha do Retiro. Derrotado na estreia pelo Salgueiro, o Leão é franco favorito para uma recuperação. E defende um longo tabu. A última vez que foi derrotado pelo Periquito foi há quase 43 anos.

A última vitória do América no confronto foi no dia 1º de março de 1973. Em jogo válido pela 3ª rodada, o América, que vinha de uma vitória sobre o Central e uma derrota para o Náutico, tirou a invencibilidade dos leoninos, com um triunfo por 2 a 1, em plena Ilha, com 7.045 pagantes. Desde então, o abismo entre os clubes ficou cada vez maior. De acordo com o banco de dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, de lá para cá foram foram 76 jogos com 70 triunfos rubro-negros e apenas seis empates. Incríveis 223 gols marcados (média de 2,93 por partida) contra ínfimos 18 sofridos. Nesse intervalo, uma goleada por 10 a 0, em 1995, com seis gols do ex-atacante Marcelo Rocha. A última vez que os dois times se enfrentaram na Ilha do Retiro foi no Estadual de 2012. E o América conseguiu segurar um empate sem gols.

Para tentar a primeira vitória na competição, o técnico rubro-negro Paulo Roberto Falcão deve promover algumas mudanças na equipe. Uma delas é a entrada do atacante colombiano Reinaldo Lenis, que teve seu nome publicado ontem no Boletim Informativo Diario da CBF (assim como o zagueiro Henriquez) e está regularizado. Outra possível mudança é a entrada do volante Luiz Antônio na vaga de Serginho.

Retrospecto*
290 jogos
194 vitórias do Sport
43 empates
51 vitórias do América


* 2 resultados desconhecidos


O tabu
76 jogos
70 vitórias do Sport
6 empates
223 gols do Sport
18 gols do América


4 x 3
O América foi o último clube a ficar à frente do Sport em número de títulos pernambucanos. Ao conquistar o Estadual de 1922, o Mequinha faturaria sua quarta taça, contra três obtidas pelo Leão. O rubro-negro só voltaria a ficar na vantagem em 1924, para nunca mais largar desde então.
 
DO SUPER ESPORTES PE 

...
 
 
 
eXTReMe Tracker