Página inicial
 
Mural de recados
25.06 | Sandro centralino
Deixem de conversar merda. Hoje é dia de apoiar o central e vos ficam discutindo ...
25.06 | Antonio
Almir Dias no jogo contra o Coruripe foi essencial, participou de dois dos três ...
25.06 | Kaio SGD
Tás assistindo os jogo. Dizer q ele jogou até agora pelo amor de Deus ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
22/05/2014
17h13 | esportes - FUTEBOL NACIONAL
"Chuteira de Ouro" da Copa: ganês lidera, e Fred é apenas o 17º da lista
...

DO GLOBOESPORTE.COM 

É comum o torcedor de um clube ou de uma seleção depositar todas as suas esperanças de uma vitória no centroavante. E em uma Copa do Mundo não é diferente. No Brasil, por exemplo, Fred cumpre bem a função e não faz feio. Na Copa das Confederações, ele marcou cinco vezes e foi um dos artilheiros. E é justamente com a intenção de mostrar como andam os postulantes a goleador do torneio de 2014 que o GloboEsporte.com fez um levantamento do desempenho de cada centroavante por seu clube na temporada que antecede o torneio. 

Eventualmente, a seleção brasileira tem o camisa 9 como o homem-gol. Ronaldo, em três Copas do Mundo, usou o número e deu sorte (em 1994, o Fenômeno foi o 20). O atacante se tornou o maior artilheiro da história do torneio, com 15 gols, um a mais do que Miroslav Klose, que está na pré-lista da Alemanha para o Mundial de 2014 - e costuma usar a 11. No caso do Brasil, em 1970, o artilheiro do time era o camisa 7. Jairzinho balançou a rede em seis oportunidades. Em 1994, Romário, que fez cinco, era o 11. 

Mas qual centroavante chega à Copa com o melhor desempenho em seu clube? A resposta pode causar surpresa em muito torcedor desavisado. O chuteira de ouro é Asamoah Gyan, do Al Ain, dos Emirados Árabes, é que tem a média mais alta. E o mais curioso, usa o número 3. Foram 37 jogos e 39 gols - 1,05. Mas vale lembrar que a qualidade técnica da liga que o jogador de Gana participa não é das mais altas. No segundo posto surge o grego Konstantinos Mitroglou, do Fulham. Apesar de ter feito apenas quatro partidas na segunda metade do Campeonato Inglês, o jogador disputou 23 partidas e balançou a rede em 17 oportunidades - 0,73.

MONTAGEM - Asamoah Gyan Sturridge Klose Mitroglou Benzema Hugo Almeida Diego Costa (Foto: Editoria de arte)Asamoah Gyan teve a melhor média de um centroavante que vai estar na Copa. Mitroglou e Sturridge aparecem logo em seguida. Nomes como Benzema, Hugo Almeida, Diego Costa e Klose estão na briga (Foto: Editoria de arte)


Para fechar o pódio, mais um jogador da Premier League: Daniel Sturridge, do Liverpool. O inglês fez 33 jogos e marcou 24 gols - média de 0,72. O torcedor brasileiro deve estar se perguntando: em qual posição está o atacante Fred? O goleador do Fluminense surge apenas na 17ª colocação, com 30 partidas e 13 bolas na rede dos rivais - 0,43. O levantamento tem base no período após a Copa das Confederações (quando começou a atual temporada na Europa). Se Fred não está perto do topo, tem como consolo o fato de estar acima de nomes de peso, como Mario Balotellli, da Itália, com 0,42, Didier Drogba, da Costa Marfim, com 0,38, Samuel Eto'o, de Camarões, com 0,29. 

 - A expectativa é de ser o mais eficiente possível. Como centroavante a gente entra para fazer gols em todos os jogos. É muito importante também dar passe, puxar marcação, mas meu papel principal é fazer os gols mesmo. Quero fazer gol em todos os jogos, sei que meus gols vão ajudar muito a Seleção - analisou Fred. 

A expectativa é de ser o mais eficiente possível. Como centroavante a gente entra para fazer gols em todos os jogos 
Fred

Além de Eto'o, que é rival do Brasil na primeira fase do Mundial, os centroavantes de Croácia e México vivem situações bem parecidas. Enquanto Mario Mandzukic, que vai desfalcar a equipe europeia diante da seleção brasileira, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, teve média de 0,49 (55 jogos e 27 gols) defendendo o Bayern de Munique, Oribe Peralta, do time da América do Norte, participou de 44 partidas pelo Santos Laguna e balançou a rede em 22 oportunidades (0,5).

O pior desempenho dentre as 32 seleções foi do americano Josmer Altidore. Defendendo o Sunderland, da Inglaterra, o jogador disputou 43 jogos e fez apenas dois gols - 0,046. Das grandes seleções, o "camisa 9" que teve uma temporada aquém foi Miroslav Klose, da Alemanha. Pelo Lazio, o goleador fez apenas oito gols em 33 partidas (0,24).

Um dos postulantes a artilheiro da Copa, o atacante Hugo Almeida, de Portugal e do Besiktas, se mostra animado com a forma que vai chegar ao torneio. 

- Vou chegar à Copa do Mundo em boa forma, sinto-me bem e com força para começar a competir e ajudar a seleção do meu país. O meu primeiro objetivo será passar da fase de grupos com Portugal - disse Almeida, que fez 15 gols em 33 partidas (média de 0,45).

Mas vale lembrar que nomes como Lionel Messi, do Barcelona, Luis Suárez, do Liverpool, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, atletas que balançaram a rede com constância na temporada, também podem surgir como goleadores do Mundial. Porém, não são os centroavantes fixos de suas respectivas seleções. O argentino atua flutuando entre o meio de campo e o ataque do time de Alejandro Sabella. CR7 joga mais pelo lado esquerdo com Paulo Bento. E o atacante dos Reds tem a missão de municiar Edinson Cavani, o 9 da Celeste.

A partir do dia 12 de junho, a sorte e a competência de cada um estão lançadas.

Tabela bola de ouro Seleção (Foto: Editoria de Arte)


...
 
 
 
eXTReMe Tracker