Página inicial
 
Mural de recados
27.05 | Alex
É o fim da picada a contratação de Candinho, juntando todos os atacantes não dá ...
26.05 | marcelo
Concordo plenamente com voce paulo esses reporteres das radios de caruaru sao do ...
26.05 | Davi
Infelizmente o editor desse blog não publicou meu comentário, so sei de uma cois ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
10/01/2013
18h03 | esportes - Futebol
Fla confirma primeiros reforços para 2013: Elias, Gabriel e João Paulo

A gestão de Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo tem seus primeiros reforços. Os anúncios das contratações do volante Elias, do meia-atacante Gabriel e do lateral-esquerdo João Paulo foram feitos na tarde desta quinta-feira, no site do clube. O trio vai se juntar ao elenco rubro-negro na pré-temporada que o time faz no Rio de Janeiro.

O volante Elias chega por empréstimo junto ao Sporting, de Portugal, e com contrato de uma temporada, com opção de compra e valor (não divulgado) fixado. O meia-atacante teve 50% dos seus direitos econômicos adquiridos e vai firmar um vínculo de cinco temporadas.

Aos 27 anos, Elias, que desembarca no Rio ainda nesta quinta para fazer exames médicos e assinar contrato, foi revelado pelo Náutico e ganhou projeção no Corinthians entre 2008 e 2010. Posteriormente, acertou com o Atlético de Madri, mas não teve sucesso no clube espanhol e seguiu em 2011 para o Sporting por 8,8 milhões de euros (R$ 23 milhões) - a maior negociação da história do time de Lisboa, com quem tem contrato de 2016.

Gabriel, de 23 anos, foi eleito o craque do Campeonato Baiano de 2012 e uma das revelações do Campeonato Brasileiro. Ele passou por uma cirurgia no nariz recentemente, perdeu os primeiros treinos do Bahia na pré-temporada, mas chega ao Rubro-Negro apto a realizar todas as atividades. O jogador desembarca no Rio no fim de semana para fazer exames médicos. O Flamengo informa que contou com ajuda de investidores para concretizar o negócio. Fontes ligadas ao Bahia dizem que os cariocas pagaram R$ 6,7 milhões por 50% dos direitos econômicos, o que faria da transação a maior do futebol nordestino.

No fim da tarde, o Flamengo completou a trinca de reforços desta quinta. O lateral-esquerdo João Paulo, que estava no Mogi Mirim, foi contratado por empréstimo de dois anos.

montagem Elias e Gabriel reforços Flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Elias e Gabriel são os primeiros reforços da nova gestão do Fla (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Elias chegou a Portugal no verão de 2011, não teve grandes atuações, e o clube esperava maior retorno de um jogador que custou alto investimento. Sem se envolver em polêmicas, o volante era um dos líderes do elenco, mas o Sporting faz uma das piores campanhas da sua história, com apenas quatro vitórias em 24 partidas disputadas no Campeonato Português.

- Elias chegou para ser a pedra de toque do novo Sporting, um clube recheado de jogadores internacionais e capaz de lutar pelo título português. A verdade, porém, é que Elias nunca correspondeu às expectativas. Deixou-se levar no clima de instabilidade e desorganização, sendo incapaz de mostrar em campo todo o potencial. A exceção foram os jogos grandes: com F.C. Porto e Benfica, Elias aparecia e mostrava todo o seu valor. No fundo é disso que Elias precisa, de um desafio que o encha de ilusão (esperança) e o motive a mostrar o grande jogador que é - analisou o jornalista português Sergio Pereira, do site "Mais Futebol".

Outro jornalista português, Sérgio Krithinas, do jornal "O Jogo" lembrou que o Sporting queria se livrar do alto salário do jogador.

- Não houve nenhum tipo de polêmica dentro do clube ou fora dele, mas ele era considerado um problema para o Sporting por conta do alto salário. E o Sporting atravessa a sua pior temporada.

Dificuldades e depressão no início da carreira

O volante foi convocado para a seleção brasileira algumas vezes pelo técnico Mano Menezes, porém não se firmou.

A história de vida do jogador também revela momentos adversos. Antes do Náutico, de 1997 a 2005, arriscou-se nas categorias de base do Palmeiras jogando como atacante. Sem chances na equipe principal, acabou liberado para procurar outro clube. Foi parar no Timbu.

Depois de dois meses em Pernambuco, Elias não recebeu salários, pouco jogou e voltou a São Paulo. Desconhecido dos times paulistas, não conseguiu encontrar um novo emprego. Era o início de um drama, e ele caiu em depressão.

Elias chegou a disputar campeonatos de várzea em São Paulo antes de conseguir um teste no São Bento, em 2007

A recuperação começou quando amigos e parentes insistiram para que ele voltasse a jogar. Foi então que passou a atuar nos campeonatos de várzea de São Paulo, defendendo os times Leões da Geolândia, da Vila Sabrina, e Lagoa, da Vila Maria. Recuperado da depressão, Elias enfrentava outro problema: continuar sendo atacante.

Pela amizade de alguns amigos com empresários, Elias conseguiu em 2007 um teste no São Bento, time que, na ocasião, disputaria a Série A-1 do Campeonato Paulista sob o comando de Freddy Rincón, ídolo do Corinthians. Logo no primeiro treino, o colombiano transformou o atacante de má pontaria em meio-campista.

Do clube de Sorocaba, Elias partiu para conquistar o título da Copa Federação Paulista de Futebol pelo Juventus. O bom rendimento lhe rendeu um contrato com a Ponte Preta, time com o qual chegou à final do Paulistão de 2008. Em alta, foi parar no Corinthians.

No Timão, jogou com Ronaldo em 2009, e chegou a ser eleito pelo Fenômeno como destaque do Campeonato Paulista daquele ano.

Pelo Corinthians, Elias conquistou o Brasileiro da Série B em 2008, e Campeonato Paulista e Copa do Brasil (2009).

Pelada com presidente leva Gabriel ao Bahia

Xodó da torcida do Bahia, Gabriel sempre teve muita identificação com o clube. O jogador é neto de Flávio, volante campeão brasileiro em 1959 pela equipe baiana, e chegou ao Tricolor levado pelo presidente Marcelo Guimarães Filho. Ele foi descoberto numa pelada que disputava com o mandatário.

Após uma rápida passagem pela base, o jogador foi aproveitado por René Simões, que comandava o Bahia em 2011. No entanto, com o treinador o garoto teve poucas chances no ataque. A maioria das vezes que esteve em campo foi improvisado como lateral. O mesmo aconteceu com a chegada de Joel Santana, ainda na mesma temporada.

Somente em 2012, com a chegada do técnico Falcão, passou a ser aproveitado na sua posição de origem. Sob a batuta do Rei de Roma, o jovem foi eleito o craque do Campeonato Baiano de 2012, quando foi um dos principais responsáveis por tirar o Bahia da fila de dez anos sem título. No Brasileirão, Gabriel seguiu em alto nível e firmou-se como principal nome do Bahia na temporada, com 13 gols.

No Troféu Armando Nogueira, ele teve média 6,36 - a melhor do Bahia (o goleiro Omar teve 7, mas só atuou em dois jogos) - e foi classificado como atacante.

Ficha técnica:

Nome completo: Elias Mendes Trindade
Data de nascimento: 16/05/1985
Naturalidade: São Paulo (SP)
Posição: Meia
Peso: 75 kg
Altura: 1,73m
Clubes: Palmeiras, Náutico, São Bento, Juventus, Ponte Preta, Corinthians, Atlético de Madri e Sporting.

Nome completo: Gabriel Santana Pinto
Data de nascimento: 06/01/1990
Natural: Salvador (BA)
Posição: Meia
Peso: 64 kg
Altura: 1,78m
Clubes: Bahia desde as divisões de base.

Nome completo: João Paulo Gomes da Costa
Data de nascimento: 01/07/1986
Naturalidade: Rio de Janeiro
Posição: lateral-esquerdo
Peso: 72 kg
Altura: 1,73m
Clubes: Avaí, Rio Claro-SP, Novo Hamburgo-RS, Gama, Treze-PB, Mogi Mirim-SP, Guarani e Ponta Preta.


.
 
 
 
eXTReMe Tracker