Página inicial
 
Mural de recados
26.06 | Davi
Como vai haver prestaçao de contas se os membros do conselho fiscal apoiaram ess ...
26.06 | VITOR HUGO
FORAM ELIMINADOS O SERGIPE MAIOR TORCIDA DO ESTADO, ITABAIANA A MAIOR DO INTERIO ...
26.06 | Aldery
Tudo deu errado como sempre para o Central! Desfalques e má atuação de alguns jo ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
02/12/2011
18h55 | esportes - Futebol
Grupos da Euro 2012 são sorteados. Espanha tem vida fácil, já a Holanda...
Atual campeã, Fúria vai ter somente a Itália como forte seleção pela frente na chave C. Os holandeses vão encarar Alemanha, Portugal e Dinamarca

Do globoesporte.com 

Foram sorteados nesta sexta-feira, em Kiev, as chaves da Eurocopa 2012. Atual campeã da competição, a Espanha não caiu em um temido "grupo da morte" e vai encarar Irlanda, Croácia e Itália na primeira fase que tem início no dia 8 de junho do ano que vem com o confronto entre Polônia e Grécia, em Varsóvia.

Por outro lado, a chave mais complicada acabou sendo a da atual vice-campeã mundial, Holanda. Os algozes do Brasil na África do Sul terão pela frente nada mais, nada menos do que Portugal e Alemanha, além da Dinamarca.

Enquanto isso, a Polônia, uma das anfitriãs do torneio ao lado da Ucrânia, não vai encarar nenhum bicho papão no já chamado "grupo da vida" (no papel, seria o oposto do "grupo da morte"). Os donos da casa, que estão na chave A, enfrentam Rússia, República Tcheca, além dos gregos na estreia da competição.

EUROPA VIA MARANHÃO: blog analisa os grupos. Clique e dê o seu palpite!

Sorteio da Euro 2012 na Polônia e Ucrânia (Foto: Reuters)Jogadores campeões da Euro no passado participam do sorteio (Foto: Reuters)

Os franceses, que com um coeficiente ruim ficaram no pote 4 do sorteio ao lado de seleções mais fracas, acabaram caindo no Grupo D ao lado da coanfitriã Ucrânia, Suécia e Inglaterra, que não contará com o craque Wayne Rooney na primeira fase.

O astro do Manchester United foi suspenso pela Uefa por três jogos por ter agredido o zagueiro Miodrag Dzudovic, de Montenegro, durante um duelo entre as duas seleções pelas eliminatórias da Euro em outubro.

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
Polônia
Rep. Tcheca
Grécia
Rússia
Holanda
Dinamarca
Portugal
Alemanha
Espanha
Irlanda
Croácia
Itália
Ucrânia
França
Suécia
Inglaterra
 

 Craques do passado marcam presença

O sorteio, realizado no Palácio das Artes na capital ucraniana, foi precedido por um show de uma cantora local. Logo depois, um jogador de cada seleção que já levou um título da Eurocopa subiu ao palco para ser homenageado - cada qual trazendo nas mãos a bola usada na época das conquistas - e, também, participar do sorteio.

Entre os craques do passado, nomes como Zidane (campeão com a França em 2000), Van Basten (campeão com a Holanda em 1988) e Antonin Panenka (campeão com a antiga Tchecoslováquia em 1976 e famoso por ter inventado a "cavadinha") marcaram presença.

Zidane no sorteio da Euro 2012 (Foto: Reuters)Zidane no sorteio da Euro 2012 (Foto: Reuters)

E não só lendas do futebol participaram da cerimônia. O ex-atleta ucraniano Serguei Bubka, medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos de 1988, foi o responsável por apresentar a bola oficial da Euro 2012 (mais sobre a pelota, aqui).

Última edição com 16 seleções

palco do sorteio da Euro 2012 na Polônia e Ucrânia (Foto: AFP)Palco do sorteio da Euro 2012 (Foto: AFP)

A edição de 2012 será a última Eurocopa com 16 seleções, já que o presidente da Uefa, Michel Platini, implantou o aumento para 24 federações em 2016, na França.

A competição terá início no dia 8 de junho, em partida da anfitriã Polônia, no Estádio Nacional, em Varsóvia, diante da Grécia. Duas equipes de cada chave se classificarão para as quartas de final, disputadas entre 21 e 24. A grande decisão está marcada para 1º de julho no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.


.
 
 
 
eXTReMe Tracker