Página inicial
 
Mural de recados
18.08 | Patativa
Com certeza essa chapa de Clóvis Lucena irá vencer,a outra só tem liso sem futur ...
18.08 | MARCOS LEITE
NA ELEIÇÃO DO CENTRAL, TEM QUANTOS CANDIDATOS A PRESIDENTE? EIS A QUESTÃO PROCUR ...
17.08 | Ronaldo fonseca
As bate chapas está aí! Qual será a mais benéfica para O glorioso????? De a s ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
14/08/2011
11h31 | esportes - SELEÇÃO
No sub-20, Brasil enfrenta Espanha, escola do 'jogo bonito' atual

Neste domingo, às 20h, brasileiros e espanhois se enfrentam no Mundial Sub-20 da Colômbia. Mais do que a vaga na semifinal, está em jogo a afirmação de estilos de jogo.

Campeã da Copa-2010, a escola espanhola – impulsionada em parte pelo supertime do Barcelona – virou sinônimo de futebol bonito (título que sempre esteve invariavelmente ligado ao Brasil). E a Fúria sub-20 bebe na mesma fonte da seleção principal, que tem como prerrogativas básicas a posse de bola, a saída rápida e ofensividade.Curiosamente, seis titulares jogam pelo Barcelona, que também é base da equipe campeã do mundo.


 

– O clube formador precisa de um olhar muito apurado. É por isso que os jogadores mais técnicos saem da base do Barcelona – ensinou Albert Puig I Ortoneda, técnico das categorias de base catalã.

Por isso, o trabalho de base espanhol é motivo de reverências por parte do treinador brasileiro Ney Franco. Ele destacou que os resultados são fruto de um processo iniciado há anos pelos clubes espanhóis e não apenas pelo Barça. Afinal, Rodrigo,brasileiro naturalizado espanhol e destaque do time foi formado no Real.

No entanto, Ney afirma que não há nada que seja novidade para a escola brasileira. Em um momento de entressafra em nosso futebol, a Sub-20 pode ser um alento para a reafirmação das características da Seleção.

– A Espanha não é exatamente uma referência, é um alerta. Um alerta para jogar como nosso futebol sempre jogou.  Estamos redescobrindo o jeito brasileiro de jogar. Mas é positivo que o mundo do futebol esteja miran-do o modelo espanhol. Importamos muitas coisas que feriam nosso jogo, mas a escola deles é válida para nós – analisou Ney Franco, que espera dar à escola brasileira uma vitória  relevante contra um concorrente ao título de rei do jogo bonito.

 

Com a palavra - Albert Ortoneda
Técnico de Formação em Futebol do Barcelona

'As bases do clube ensinam a jogar limpo'

Antes de tudo, o treinador das divisões de base precisa ser um professor e se preocupar com a educação dos meninos. No Barcelona, acompanhamos o desempenho deles na escola e estamos atentos à formação como seres humanos antes de profissionais. Eles têm de aprender a receber um “não” para crescerem como homens.

Depois, já entram em contato com o time principal e começam a entender o que é vestir a camisa do Barcelona. Estão íntimos com a filosofia de jogar limpo, serem criativos e não menosprezarem ninguém. Aprendem, depois, a se agrupar em campo e a buscar o jogo coletivo de trocas de passes, sempre em busca do gol.Estes são os segredos das canteras do Barcelona.

 

Bate Bola
Ney Franco, técnico da Seleção Brasileira Sub-20
O sucesso das seleções espanholas se explica a partir do trabalho realizado na base?
Eles têm esta preocupação. Em 96, dirigindo o Cruzeiro, enfrentei o juvenil do Barça. Desde então eles já jogavam com três atacantes, posse de bola e roubada. Hoje eles colhem os frutos.
Você concorda que a Seleção Brasileira deixou de lado por um tempo as características que sempre marcaram nosso jogo?
 Enquanto a Espanha estava começando este trabalho, pegamos a contramão. Congestionamos o meio, abdicar de homens na frente. Mas estamos redescobrindo nosso jogo. A Espanha não é exatamente referência. Basta lembrar a Seleção de 82.
Como definir o jogo de hoje?
Vai ser um jogo de duas escolas ofensivas. Tem tudo para ser uma partida muito bonita de se ver.




.
 
 
 
eXTReMe Tracker