Página inicial
 
Mural de recados
23.05 | Central de coraçao
Eu nao tou entendendo mais nada dessa direçao , a parceria com o las vegas foi d ...
23.05 | Ze ligado
Mas não é com esse ataque de nervos com azul que é um dos piores jogadores que ...
23.05 | Patativa
Esta mensagem vai para o ingrato jogador Araújo,este ex jogador em atividade que ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
27/05/2011
20h36 | esportes - FUTEBOL INTERNACIONAL
Barcelona x Manchester United - O mundo vai parar para final da Liga dos Campeões!
Clique e confira!

 

Wembley estará dividido ao meio

O mundo vai parar, neste sábado, a partir das 15h45 (de Brasília) para um dos duelos mais espetaculares do mundo da bola. O torneio mais glamuroso do futebol, a Liga dos Campeões, conhecerá o campeão de sua 56ª edição. E tudo isso no charmoso e modernizado Estádio de Wembley, em Londres. De um lado, estará um Barcelona, guiado por Messi e companhia, com um futebol que encanta o planeta. Do outro, um Manchester United, que se não prima pela técnica, tem uma equipe altamente competitiva.

 A final deste ano será um repeteco da decisão da temporada 2008-2009, disputado em Roma. Na oportunidade, os dois times protagonizaram um duelo particular pelos dois melhores do mundo: Cristiano Ronaldo, pelos Red Devils, e Messi, pelo Barça. Melhor para o hermano, que marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 – o outro foi de Eto’o -, e levou o clube catalão ao título continental.

Desta vez, o Manchester não conta com uma grande estrela. Rooney e Chicharito Hernandez são os maiores candidatos a desequilibrar, mas a força do clube inglês está mesmo no conjunto. Já o Barça continua muito parecido. Messi, Xavi e Iniesta, ganharam o reforço de David Villa na vaga de Eto’o, mas o estilo de jogo é o mesmo muito toque de bola e um futebol bonito.

História a favor do Barça
Além de opor duas escolas de futebol distintas, o confronto colocará frente-a-frente dois tricampeões da Liga dos Campeões. O Barça levantou a taça em 1991-92, 2005-2006 e 2008-2009. Curiosamente, os dois últimos foram contra clubes ingleses, Arsenal e Manchester, respectivamente. Já em 1991, o adversário não foi da Terra da Rainha, mas sim a Sampdoria-ITA. O palco, porém, foi o mesmo Wembley, que na época ainda tinha a arquitetura original.

Já o Manchester conquistou o título continental em 1967-68, 1998-99 e 2007-08. Em nenhuma delas, no entanto, superou um time espanhol. O primeiro título foin contra o Benfica-POR. Depois, superou Bayern de Munique-ALE e Chelsea-ING. A única vez que chegou à final contra um espanhol foi na derrota para o Barcelona.

Apesar de toda a tradição de Barça e Manchester, ambos ainda estão muito distantes dos maiores campeões da Liga. E para piorar, seus maiores rivais estão à frente no quesito troféus. O Real Madrid-ESP é o maior vencedor do torneio, com nada menos que nove títulos. O Milan-ITA vem logo atrás, com sete conquistas. Em seguida, aparecem Liverpool-ING, com cinco, e Bayern de Munique-ALE e Ajax-HOL, com quatro. A Inter de Milão-ITA também tem tr~es conquistas.

Milhões e mais milhões
O espetáculo da decisão também não limita-se às quatro linhas. Além da organização de digna de uma final de Copa do Mundo, o duelo único movimentará milhões. Segundo estudos encomendados pela MasterCard Heart of Sports Commerce, a final dos principais clubes europeus vale agora mais ou menos €369 milhões – €17,5 milhões a mais que o valor do evento do ano passado.

O campeão vai receber um prêmio de cerca de 126 milhões de euros. Uma combinação da quantia do prêmio oficial, aumento no valor do time, valorização dos direitos na imprensa e na televisão e maior valor da marca ajudarão o time vencedor a ganhar o gigantesco prêmio, ao passo que o time que ficar em segundo lugar também vai se beneficiar com aproximadamente 73 milhões de euro.

Caminho percorrido
Para chegarem até a grande final, Barcelona e Manchester, que foram campeões nacionais em seus países na temporada, percorreram caminhos bem parecidos. Na fase de grupos, ambos acabaram na liderança de suas chaves, com 14 pontos. Os espanhois deixaram para trás equipes como Copenhagen-DIN, Rubin Kazan-RUS e Panathinaikos-GRE. Já os ingleses superaram Valencia-ESP, Rangers-ESC e Bursaspor-TUR.

No mata-mata, o Barça, assim como os Red Devils, superaram um rival do mesmo país e uma zebra. Nas oitavas, o clube catalão deixou para trás o Arsenal-ING, depois eliminou o Shakhtar Donetsk-UCR, a zebra, e o Real Madrid, em dois jogos eletrizantes. O time de Old Trafford eliminou o Olympique de Marselha-FRA, nas oitavas, e depois passou por Chelsea e pelo surpreendente Schalke.

Times em campo
O Barcelona será o mesmo que superou o Real nas semifinais. Embora o lateral francês Abidal, recuperado de uma cirurgia de retirada de um turmo no fígado, tenha jogado nos últimos jogos, deve ficar no banco. Mascherano continua a formar o miolo de zaga ao lado de Piqué, enquanto Puyol segue deslocado na esquerda. Na direita, Daniel Alves continua intocável.

Do meio para frente, nenhuma novidade. Pep Guardiola mantém a base que tem encantado o mundo. Busquets, Xavi e Iniesta foram o meio-campo, enquanto Pedro, Villa e Messi seguem no trio de ataque. O argentino, aliás, é o artilheiro do torneio com 11 gols.

A intenção do técnico Alex Ferguson é também repetir uma escalação que fez sucesso na temporada. Apesar de ser um destaques da temporada no United, o português Nani ficará no banco, para que o coreano Park e o colombiano Valência, mais aplicados taticamente, formem o meio.

Carrick e Giggs devem jogar mais centralizados no meio, embora o galês não marque tanto. Na frente Rooney terá companhia de Chicharito Hernandez. Na defesa, atuarão Fabio, Ferdinand, Vidic e Evra. Esta foi a formação na ida contra o Schalke e no clássico contra o Chelsea, no Inglês. A única exceção foi O’Shea na vaga de Evra, no clássico.

Ficha Técnica

BarcelonaxManchester United
Fase
Final
Rodada
Data
28/05/2011
Horário
15h45
Local
Wembley, em Londres
Árbitro
Viktor Kassai (Fifa/Hungria)

Assistentes
Gabor Erös e György Ring (Fifa/Hungria)

Barcelona

Victor Valdés; 
Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; 
Busquets, Xavi e Iniesta; 
Messi, David Villa e Pedro

Técnico: Pep Guardiola

Manchester United

Van der Sar;
Fábio, Vidic, Ferdinand e Evra; 
Carrick, Giggs, Valencia e Park; 
Rooney e Chicharito Hernández

Técnico: Alex Ferguson


.
 
 
 
eXTReMe Tracker