Página inicial
 
Mural de recados
21.04 | Paulo alvinegro
Aleluia,aleluia a paz voltou ao central será mesmo vamos aguardar. ...
21.04 | Manoel
AGORA VAI GERA UMA NOVA PESPEQUITIVA NO CENTRAL COM A UNIÃO DA DIRETORIA, SÓ NÃO ...
20.04 | Manoel
Agora não há mais tempo para fazer mudanças acho que Lucius foi o pior president ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
30/07/2012
16h45 | esportes - PORTO
PORTO: Gavião do Agreste está completando 19 anos de fundação nesta segunda-feira
CLIQUE E CONFIRA.

O Clube Atlético do Porto foi oficialmente fundado em 30 de julho de 1993, porém sua idealização veio de um grupo de moradores da Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto, em Caruaru, por volta de dez anos antes.

O intuito inicial dos fundadores era apenas disputar jogos da Liga Desportiva Caruaruense, tanto que a filosofia inicial do clube era "O importante é participar.

O nome do clube, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz referência ao seu xará de Portugal, mas sim ao nome de rua onde foi fundado, a Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto.

A torcida do Porto é muito apaixonada e um de seus ícones é Geraldo Goberto, batizado de Geraldo do Porto. O micro-empresário distribui 1800 balas a cada vitória do time e, nas derrotas, ele acumula os confeitos para o próximo resultado positivo.

As cores da agremiação eram o vermelho e o branco, além disso, o nome da equipe, antes de sua fundação oficial, era Futebol Clube do Porto, porém após a profissionalização em oito de março de 1994, o nome de Clube Atlético do Porto e as cores azul, preta e branca foram adotadas.

A primeira partida oficial como profissional foi realizada contra o Ferroviário do Recife, pela segunda divisão do Campeonato Pernambucano de 1994 e foi vencida pelo Tricolor do Agreste por sonoros 6 a 0. Três anos após a primeira partida, o Porto conquistou o vice-campeonato, perdendo para o Sport na final e, no ano seguinte, o feito se repetiu, sendo novamente derrotado pelo Leão da capital.

Em 1998, o empresário Cadmo Matos Barros assumiu a presidência do time e grandes investimentos na infra-estrutura foram feitos. O Centro de Treinamento Ninho do Gavião é motivo de orgulho para a torcida, conta com cinco campos em ótimo estado e dele já saíram nomes como Nildo, Araújo, Josué, Marquinhos, Joelson, Aírton, Paulista, Kiros, Vágner Rosa, Eli Carlos, Rômulo, Baiano, Marquinhos (goleiro), Caio, Cosme, Rodolfo Potiguar entre outros.

Em seus 19 anos de história, o principal título do Porto é o Campeonato Pernambucano da segunda divisão de 2003.


.
 
 
 
eXTReMe Tracker