Página inicial
 
Mural de recados
27.07 | Patativa
Caro Marcos Leite, vc esqueceu da equipe que desclassificou o Central a duas sem ...
27.07 | Gustavo
Marcos Leite o Campinense foi eliminado na segunda fase pelo Fluminense BA. ...
27.07 | MARCOS LEITE
PATATIVA, O CAMPINENSE UM DOS GRANDES D CAMPINA GRANDE NÃO PASSOU NEM DA PRIMEIR ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
19/05/2011
14h47 | esportes - PORTO
PORTO: Conheça a história e o estádio do primeiro adversário do gavião na série D, o Santa Cruz-RN
Clique e confira!

Por Warley Santos, com informações do site do Santa Cruz-RN 

O Porto já sabe quem vai enfrentar na primeira fase da série D.

A estreia será contra o Santa Cruz-RN, no estádio Iberezão, na cidade de mesmo nome, no dia 24 de Julho.

O Santa Cruz de lá foi vice-campeão Potiguar, o clube conquistou o primeiro turno, mas perdeu o segundo e também perdeu a final para o ABC de Natal.

O clube foi fundado em 2003, como é um time pouco conhecido, o giro dos esportes traz abaixo a história do clube e seu estádio.

Tudo retirado do bonito site oficial do clube. 

A História do Sport Club Santa Cruz

 

 

O COMEÇO

Com a inauguração do estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão), que aconteceu no dia 1º de novembro de 2003, veio a idéia de montar um time profissional de futebol em Santa Cruz, que pudesse representar a cidade nas competições estaduais.  A primeira pessoa a alimentar esse sonho foi o funcionário público e desportista João Cavalcanti de Albuquerque Filho(Joãozinho), que compartilhou o seu sonho com o amigo e também desportista Willians Ribeiro, que prontamente se colocou a disposição para seguir em frente com o projeto. Joãozinho conseguiu mobilizar outros desportistas, que até então só tinham tido experiência com o futebol amador(Jackson Jaedyson, Ernesto Luiz e outros), e também assegurou o apoio ao seu projeto da prefeitura municipal da cidade que tinha a frente o então prefeito Luiz Antonio Lourenço de Farias(Tomba), que seria escolhido posteriormente  presidente de honra do clube. Depois de toda a mobilização e algumas reuniões não demorou muito para a criação oficialmente do Sport Club Santa Cruz, que aconteceu no dia 30 de novembro de 2003.

AS PRIMEIRAS PARTIDAS

O primeiro passo, ainda como um time amador, foi observar os campeonatos da região para avaliar os jogadores que poderiam ser aproveitados pelo Santa Cruz. O grupo de jogadores que era comandado por Ernesto Luiz(primeiro técnico), foi se formando e o time realizava suas primeiras partidas amistosas. O primeiro confronto contra um adversário da 1ª divisão do estado aconteceu em janeiro de 2004, num amistoso realizado no estádio Coronel José Bezerra (Currais Novos), contra o Potiguar daquela cidade, o placar terminou em 2 a 1 para os anfitriões.

A PROFISSIONALIZAÇÃO

Só em abril de 2004 o time amador se transformou em um clube de futebol profissional, cujo primeiro presidente foi João Cavalcanti e o vice Ernesto Luiz, o objetivo era disputar no segundo semestre de 2004, a primeira edição do Campeonato Estadual da 2ª divisão que seria promovida pela Federação Norte-riograndense de Futebol – FNF.

PRIMEIRA CONQUISTA

Para a primeira competição que o Santa Cruz disputaria como profissional, o Estadual da 2ª divisão a diretoria do clube trouxe jogadores experientes que foram mesclados com alguns garotos da região; O treinador foi o ex-jogador José Soares, que comandou o time na campanha brilhante em que o Santa Cruz ficou com o titulo do campeonato e consequentimente o direito de participar no ano seguinte do Campeonato Estadual da 1ª divisão

Naquele momento o Santa Cruz já era conhecido em todo o estado e já tinha uma torcida apaixonada, que nas partidas do Iberezão sempre esteve ao lado do time.

CORES

O verde, vermelho e branco do Santa Cruz não foram escolhidos aleatoriamente, na verdade são cores predominantes na bandeira da cidade de Santa Cruz. A escolha foi uma forma de homenagear a cidade como também a escolha do nome.

O GAVIÃO DO TRAIRY

A escolha do mascote do Santa Cruz se deu através de um processo democrático, onde os próprios torcedores puderam participar. A diretoria do clube organizou uma eleição de desenhos. O vencedor seria escolhido como mascote, depois de varias etapas venceu o desenho de um Gavião, por isso que o Santa Cruz também é chamado de “Gavião do Trairy”. O gavião (mascote), ave símbolo da região Trairy onde está localizado o município de Santa Cruz.

Estádio de Futebol Iberezão

Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza
Capacidade: 5.014 pessoas
Endereço: Rua: Coronel Julio Pinheiro S/N, Barro Vermelho – Santa Cruz/RN

Inauguração:
O estádio Iberezão foi fundado no 1º de novembro de 2003, na gestão do então prefeito de Santa Cruz, Luiz Antonio Lourenço de Farias (Tomba). O nome dado à praça esportiva foi homenagem ao então Deputado Federal Iberê Ferreira de Souza, atualmente Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Norte, que é natural de Santa Cruz.

Estrutura:
O Iberezão dispõe de um campo de futebol com dimensões oficiais determinadas pela FIFA (106 metros de cumprimento por 70 de largura), além de:

  • 04 cabines para emissoras de rádio e 02 para emissoras de TV;
  • vestiários subterrâneo para as equipes;
  • vestiário independente para arbitragem;
  • pista de atletismo; e
  • iluminação artificial para eventos noturnos.

Fotos:

 

Conheça o bonito site do Santa Cruz: 

http://www.sportclubsantacruz.com.br/

 

 

 

 


.
 
 
 
eXTReMe Tracker