Página inicial
 
Mural de recados
29.05 | williams
Parabéns ao Central pela vitoria e a Tv Criativa pela transmissão do jogo, que e ...
29.05 | Davi
Caro chico bela rosa,a questão aqui não é ser pessimista, é a realidade agora pa ...
29.05 | ALCINDO PM
GENTE ...O CENTRAL TEM O TERCEIRO MAIOR PATRIMÔNIO DO ESTADO...AGORA SÓ PRECISA ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
24/11/2015
15h30 | esportes - Futebol PE
Clássico das Multidões volta à Série A: último teve Grafite como herói do Santa Cruz

Do globoesporte.com/pe 

Quando se enfrentam em Campeonato Pernambucano ou Copa do Nordeste, como foi no ano passado, Santa Cruz e Sport costumam parar o Recife. Os clubes têm as maiores torcidas de Pernambuco e uma rivalidade de décadas. Já decidiram inúmeros títulos estaduais, mas o histórico na Série A do Campeonato Brasileiro, onde se encontrarão no próximo ano, tem poucas linhas escritas. Sport e Santa não se confrontam, na elite nacional, desde 2001 (veja o vídeo acima). O Tricolor venceu o rival por 2 a 1, na Ilha do Retiro.

Grafite Santa Cruz x Ceará (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Grafite voltou para o Santa Cruz nesta temporada (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Na ocasião, o atacante Grafite, nos dias atuais uma das referências na equipe coral, foi o grande nome do jogo. O Leão abriu o placar com Fabinho, mas, no segundo tempo, o Tricolor virou. Grafite foi derrubado por Tinho, na área, e Luizinho Vieira cobrou bem para empatar. O gol da virada saiu dos pés do atual ídolo. Tratado na época apenas como um atleta em ascensão, Grafite deixou o zagueiro Tinho "na saudade" e deu um toque de qualidade na bola para vencer o goleiro Adinam. 

O jogo foi marcado pelo encontro da torcida do Sport com o atacante Túlio Maravilha. Ele havia sido anunciado pelo Sport, chegou a vestir a camisa rubro-negra e treinar na Ilha. Na mesma semana, mudou de endereço. Antes de assinar o contrato com o Leão, recebeu uma proposta do Tricolor e foi jogar no Arruda.

Se a última vitória é do Santa Cruz, a vantagem nos confrontos é do Sport. Rubro-negros e tricolores se enfrentaram na Série A em 13 oportunidades. O Leão venceu cinco, perdeu quatro e empatou outras quatro. As vitórias do Sport aconteceram em 2000 (3 a 0), 1998 (1 a 0), 1979 (1 a 0), 1976 (1 a 0) e 1974 (3 a 0).

Sport x Santa Cruz Pernambucano (Foto: Antônio Carneiro/Pernambuco Press)Sport e Santa costumam fazer clássicos pegados e empolgantes (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

A desvantagem do Santa Cruz é pequena. Os tricolores bateram os rivais quatro vezes ao todo. Além da última, em 2001, triunfaram outras três vezes em 1978 (1 a 0 e  3 a 0) e em 1975 (3 a 1). Outros confrontos terminaram empate: 1977 (1 a 1), 1975 (3 a 3), 1973 (1 a 1) e 1971 (1 a 1).

O número de confrontos poderia ser maior. Em outras sete edições (1980 /81/ 83/ 85/ 86/ 87 e 1993) estiveram juntos no torneio e não se enfrentaram por conta do chaveamento. Naquela época, o Brasileirão era dividido em grupos.


.
 
 
 
eXTReMe Tracker