Página inicial
 
Mural de recados
16.10 | VICTOR HUGO
OS 2 CAIXÕES DE PANCADA DA SEGUNDONA, FERROVIARIO DO CABO E CHÃ GRANDE JÁ ESTÃO ...
14.10 | CLEO
EU ACHO Q O PESQUEIRA TEM JOGAR TODO DE AMARELO SÓ O NUMERO AZUL, JÁ TEM MUITOS ...
14.10 | MARCOS LEITE
GUSTAVO, NA SEGUNDONA TEM MUITOS BONS JOGADORES O CENTRAL TEM Q FIK D OLHO COM U ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
20/04/2012
01h22 | esportes - FUTEBOL PERNAMBUCANO
FPF confirma Pernambuco na Copa do Nordeste e diz que vaga na Sul-Americana é 99% certa
Clique e Confira >>>

Do Blog do Torcedor 

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou a participação das equipes do Estado na Copa do Nordeste, que volta a ser disputada a partir de 2013, por dez anos. Para confirmar a presença — algo que as outras federações fizeram desde antes —, Carvalho aguardava o aval da CBF para que o Campeonato Pernambucano tivesse garantidas as datas para a sua disputa, sem ser prejudicado pelo regional. A CBF deu o OK nesta quinta-feira, em reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Pernambuco terá três vagas na competição, assim como a Bahia. Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará terão duas equipes, cada. Ao todo, 16 times. A competição inicia em 13 de janeiro e será disputada em 12 datas. A fórmula prevê uma primeira fase composta por quatro grupos com quatro equipes, a realizar jogos de ida e volta, classificando-se os dois primeiros em casa chave. Em seguida, quartas de final, semifinais e finais, sempre com jogos de ida e volta. O critério de desempate será igual ao da Copa do Brasil, prevalecendo os gols marcados fora de casa.

 

Outra questão confirmada pelo dirigente é que o critério de classificação para o Campeonato do Nordeste será o mérito. Ele afirma que só os três primeiros colocados irão para o torneio, mesmo na hipótese de um dos três grandes, Sport, Santa Cruz e Náutico, ser o quarto e ficar de fora. O que definirá a classificação final é a pontuação na fase semifinal do Estadual. Por exemplo, se o time A empatar dois jogos e for eliminado e o time B vencer um jogo e perder outro e for eliminado, o time B será o terceiro lugar final pois terá feito 3 pontos, contra 2 do time A.

 

"Não tem nada de ranking. O que está ajustado é por mérito. Eu e (José Maria) Marín defendemos o mérito. Se você não tem mérito, não tem que reclamar nada. Se um grande for o quarto lugar, não joga. Joga só o Estadual e fica esperando o outro ano para ir", argumentou Evandro Carvalho. No entanto, questionado sobre a possibilidade de um dos três grandes bater o pé, Evandro admite que poderia levar, como alternativa, uma composição no primeiro ano pelo ranking nacional da CBF e, a partir do segundo, pela classificação no Estadual. "Nada impede que, no primeiro ano, seja pelo ranking, e a partir do próximo ano seja pela classificação. Não seria ilegal. Mas não seria justo", disse.

Promessa de Sul-Americana

Evandro Carvalho assegurou que a CBF prometeu destinar ao campeão da Copa do Nordeste uma vaga na Copa Sul-Americana. "Está 99% certo que o Nordestão terá uma vaga na Sul-Americana. Vai ter uma vaga. Isso é uma decisão política da CBF. É interesse da CBF, de patrocinador e de todo mundo", disse Evandro.

No entanto, o martelo não está batido. Será necessário fazer um estudo para remanejar uma das vagas atuais do Brasil ou até mesmo criar uma nova vaga na competição continental. "O que a gente precisa é encontrar ainda uma fórmula legal de fazer. Hoje as vagas brasileiras são para os times da Série A, um direito adquirido", explicou.

Um grupo de estudos será criado na CBF para encontrar a solução, disse Carvalho, que já tem ideias para tanto. "Uma hipótese é uma nova vaga. Outra é dar outra premiação a um clube da Primeira Divisão para liberar uma vaga. Tem que encontrar uma maneira de legalizar essa vaga", comentou. "O importante é que teremos a vaga. Está definido", assegurou.


.
 
 
 
eXTReMe Tracker