Página inicial
 
Mural de recados
28.04 | Antonio
Esse Danilo Costa parece ser um monstro na zaga ...
28.04 | Anderson
Esse zagueiro Danilo parece ser um bom jogador para a nossa PATATIVA!!!! ...
28.04 | Gabriel
O Central precisa de um bom plano de marketing, filmar bastidores, como é a roti ...
 
[Enviar] [Listar]
Esportes
Vídeos
CENTRAL de CARUARU
Clube Atlético do Porto
Sport Club do Recife
Santa Cruz Futebol Clube
Clube Náutico Capibaribe
Salgueiro Atlético Clube
Futebol Pernambucano
Futebol Nacional
Futebol Internacional
Opinião
Giros
Enquete
Não existe enquete no momento!
 
Publicidade
 
 
09/09/2016
15h13 | esportes - SANTA CRUZ
Santa Cruz precisa de aproveitamento de G4 para escapar da queda
SANTA CRUZ
O retorno do Santa Cruz à Segunda Divisão parece apenas uma questão de tempo. Os principais sites especializados do país que tratam de números do Brasileirão já colocam o rebaixamento do clube já próximo de 100%. Escapar da degola, inegavelmente, beira o improvável. Está agora na cota do milagre. Diretoria, treinador e jogadores, no entanto, adotam uma confiança que soa como mera etiqueta no futebol. Emplacam um discurso de luta até o fim e dizem que estão longe de se renderem. Mas transformar a crença em resultados é que é o grande cerne da questão. A partir de agora, a equipe precisa fazer o que não fez até aqui em 23 rodadas. Se o Tricolor quiser evitar a queda, vai ter que ser tão eficiente quantos os times que brigam no G4.  

Dos 69 disputados no campeonato, o Santa conseguiu apenas 20, num aproveitamento irrisório de 29% que o mantém afundado na vice-lanterna. Dos 45 pontos que ainda estão em jogo, teria, portanto, que ganhar 26 deles para alcançar a margem histórica de segurança na competição (46 pontos) e evitar o descenso. Isso significa nada menos que praticamente dobrar a sua efetividade até aqui na Série A, saltando de 29% para de 57,7% de rendimento - número, atualmente, apenas inferior aos dos três primeiros colocados: Palmeiras (66,7%), Flamengo (62,3%) e Atlético-MG (60,9%).

A situação é inverossímil. Semelhante a 2006, quando o Santa Cruz fez uma campanha desastrosa na Primeira Divisão, terminou rebaixado com três jogos de antecedência, como lanterna, e a 15 pontos de diferença para a primeira equipe fora do Z4, o Palmeiras. Nesta mesma rodada (23ª)  daquele campeonato de dez anos atrás (o primeiro e último do clube no atual formato de disputa), o Tricolor só precisava de mais dois pontos que hoje para escapar da Série B.  

O futebol demonstrado até aqui escancara o flerte do Santa com a Segundona. E a própria matemática faz questão de ratificar que o rebaixamento é iminente. O site Chance de Gol é o mais pessimista do ramo e aponta a queda com 90,5% de possibilidade. O Infobola, por sua vez, coloca essa possibilidade cravada na casa de 87%. Já o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula que o time tem 84,4% de chance de cair. Com o Santa tendo mais um clássico com o Sport agendado para domingo, na Ilha do Retiro, o técnico Doriva voltou a reconhecer que a sua equipe (sem ganhar há oito jogos no Brasileiro, sendo três sob seu comando) está no limite dos erros.

O treinador admite que a pressão aumentou. Apega-se às esperanças que emergem da calculadora para manter a esperança em contrariar as probabilidades. “O futebol não dá tempo para lamentações. Teremos um jogo complicado pela frente para superar. Os atletas sabem que precisam continuar lutando e que temos que voltar a vencer. Não temos a sonhada gordura. Teremos que somar pontos para seguir lutando até o final”, declarou o comandante coral.

Números

Chances de Rebaixamento:

90,5% 
Chance de Gol

87%
Infobola

84,4%
UFMG

45
É o número de pontos que o Santa Cruz vai disputar até o fim da Série A

26
É o número de pontos que o Santa precisa somar daqui para frente para se livrar do rebaixamento

29%
É o aproveitamento coral nesta Série A

57,7%
É o aproveitamento necessário para evitar a queda
 
DO SUPER ESPORTES PE 

.
 
 
 
eXTReMe Tracker